terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cozinhas: algumas dicas

Se você está pensando em reformar ou construir, a cozinha pode dar algum trabalho. Para que você possa ter uma boa ideia do que existe no mercado atualmente para essa área da casa, é interessante visitar showrooms de lojas e tirar fotos daquilo que gostar. 
Crie duas listas: uma lista funcional (utensílios, ilhas, organização de armários) e uma lista de estilo (materiais, cores, acabamentos). 

Armazenamento

Analise as suas necessidades de armazenamento. Conte e meça todos os potes, refratários, panelas, pratos, talheres, comidas, ingredientes, vinhos, itens decorativos, eletrodomésticos e eletrônicos. Use essa informação para determinar quanto espaço você precisa no seu projeto de cozinha. Armários podem ser responsáveis por até 50% do custo de uma nova cozinha, dependendo da qualidade dos materiais escolhidos e também e eles são feitos sob medida ou prontos.

Encanamentos

Toda a parte de encanamento deve ser feita antes da instalação dos armários, enquanto as paredes ainda estão abertas.

Iluminação

Essa também é a hora de planejar a iluminação e tomadas da sua nova cozinha. Três tipos de iluminação são normalmente utilizadas em cozinhas modernas: iluminação ambiente (para toda a cozinha), iluminação
de tarefas (para lugares onde são feitas tarefas específicas, como o forno ou a pia) e dicroicas (para mostrar objetos decorativos e/ou dar aquele toque na decoração final).



Balcões e superfícies

Escolha os seus balcões e superfícies cuidadosamente. Cozinhas são lugares quentes, úmidos e desorganizados. Portanto, procure por superfícies que combinem facilidade de limpeza, durabilidade e beleza. Pesquise os diversos tipos de superfícies que  podem ser utilizadas - será que aquela pedra maravilhosa de granito vai manchar sob uma panela quente?

Ajuda profissional

Não se esqueça de contabilizar o custo de um profissional, o designer. Normalmente, o valor pago a esse profissional é de 6% do valor total do projeto, mas ele pode também cobrar por hora de trabalho (de R$50 a R$150).

Nenhum comentário:

Postar um comentário