terça-feira, 14 de junho de 2011

Iluminação

Uma iluminação bem elaborada tem sido cada vez mais requisitada. Além de destacar os ambientes, ela deixa o clima mais gostoso dentro de casa.
Existem vários tipos de iluminação: natural, direta, indireta, orientação, destaque, entre outras...


Destaque

É o tipo de iluminação feito para acentuar objetos, superfícies e elementos arquitetônicos específicos. Seu efeito é obtido com uso de luminárias direcionáveis, criando uma diferença no ambiente.
Indicada para: espaços em que houver acessórios que mereçam destaque.

Natural
 Consiste no aproveitamento da iluminção externa. Janelões de vidro, por exemplo, servem para ventilar e também para iluminar naturalmente o ambiente. Se a construção permitir, é interessante fazer claraboias, com jardim de inverno

Direta

É uma luz que predomina em uma direção e é praticamente toda voltada ao plano horizontal. Ao empregá-la, deve-se tomar cuidados com as sombras.
Indicada para: salas de estar e jantar, dormitório, closet, banheiro, home office, cozinha, entre outros.

Indireta
Trata-se da iluminação projetada em um objeto ou uma parede que, por sua vez, espalha a luz por todo o ambiente. É suave, uniforme e igualmente distribuída nas superficies verticais e horizontais.

Orientação

Esse é um modo bastante concentrado de luz que cria ou indica uma direção, próxima ao chão. Por ser feito com uso de luminárias de balizamento ou sinalização, formando um "caminho".

Indicada para: piscina, garagem, circulação, jardim ou locais que pedem luzes de orientação.

Vale ressaltar que é dificil criar regras no que diz respeito à iluminação artificial. Surgindo dúvidas, consulte observações de profissionais da área.

Coloque abajures nos quartos e nas salas, pois eles criam uma sensação de aconchego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário